0

3 de agosto de 2015

{RESENHA} O Álbum – Timothy Lewis

0
Ju

Boa tarde! E pra começar essa segunda, resenha do lançamento de Junho da nossa parceira, Editora Novo Conceito, esse romance que transcende tempo e nos mostra que o amor sempre vence.  Por Nádya

Ju Ju

O ÁLBUM

Original: Forever Friday

Editora: Novo Conceito (ed. 1) {cortesia}

Páginas: 240

Lançamento (ano): 8 junho – 2015

Adicione no Skoob! | Sobre o livro | Baixe trecho (PDF) 

Sinopse: Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.
Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.

Ju

A obra O Álbum de Timothy Lewis é a respeito de uma história de amor suave e posso dizer ‘pitoresca’ do passado, ressuscitada em dias contemporâneos, por um homem em volta de seus 40 anos, na procura fugaz por respostas sobre o fiasco que foi seu próprio casamento, que findou acerca de dois anos atrás.

Adam Colby está divorciado após um casamento de 12 anos, é um vendedor de objetos usados e há muito tempo deixou de se importar com sua vida amorosa. Ele encontra um álbum cheio de cartão-postais em um dos imóveis que está trabalhando. O álbum está tomado por cartões postais que Gabe Alexander, antigo morador da casa enviou à sua esposa, Pearl Alexander (Hulk), em cada uma das sextas-feiras que durou os seus 60 anos de casamento. Cada cartão abrigava um poema de amor inédito que Gabe tinha escrito para sua esposa.

"Acho que a minha obsessão pelos cartões-postais também tinha tudo a ver com meu momento. A solidão dolorida do meu divórcio ainda estavam ali, a dor brusca do casamento fracassado." 

Timothy Lewis carrega os leitores ao longo de Huck e dos cartões de Gabe, a uma história de amor à primeira vista, que se passou entre as décadas de 1920 a 1980. Huck com 10 anos de idade, ao encontrar um vale secreto, tem um encontro fortuito com um homem misterioso chamado “Sr. Jack” o que a levou desde então a acreditar e procurar sua alma gêmea. Enquanto ainda noiva de um amigo de infância, ela conhece Gabe e de maneira imedita sente vínculo palpável e se permite mesmo cheia de culpa, a quebrar as regras e ter um encontro com Gabe. Nesse encontro Huck fica totalmente convencida que Gabe é de fato sua alma gêmea e que ela deve terminar de imediato seu relacionamento com o seu noivo Clark, para assim poder desfrutar plenamente sua história de amor.

Juntos, Gabe e Huck concordam em não deixar que a “Divisão Longa”, um termo criado por Gabe para descrever uma sucessão de acontecimentos que ocorre depois do casamento (chegada dos filhos, ausência de tempo, ganho de gordura, individualismo, exautão, stress, altrações de humor, escassez de verbas e patrimônio) abalar seu casamento. O casal conservou uma vida de devoção para com o outro. Eles, como todos os casais, possuem sua cota de percalços, mas concentrando-se na forte afeição, união e no amor e a fé em Deus, eles sempre se mantiveram unidos. E uma das molas mestras neste firme propósito foi à sábia decisão de Gabe em compor um tenro poema a cada semana para sua amada, e enviá-lo em forma de cartão postal a cada nova sexta-feira.

Assim, através de histórias contadas por Yvette, a filha da empregada do casal e dos cartões postais, Adam tenta fazer conexões com a sua própria história e, assim, finalmente poder descobrir a resposta para o amor que resiste: o verdadeiro amor. Sua própria união tinha chegado a um término lamentável e Adam não tinha mais certeza se o amor valia realmente a pena ou se tampouco amar novamente era uma possibilidade.

“- Na próxima sexta, vamos nos encontrar no vale. Eu sei que era um dos seus lugares favoritos.

- Mas, Gabe. Eles não me deixam sair desse quarto. E eu não consigo sair dessa cama sem... - Huck começou a chorar.

- Eu sei, querida. - Gabe se inclinou para perto dela, a luz de seu sorriso iluminando a alma de Huck. - Então, quando eles não estiverem olhando, vou voltar para ler o postal. - Gabe se levantou, e seu rosto bonito foi desaparecendo em um brilho cintilante. - E depois vou carregar você até o vale... nos meus braços”

 

Esta história me segurou até o final e devo deixar registrado que Lewis é um escritor primoroso. O zelo que Gabe e Huck nutrem um pelo outro é totalmente absorvente. É difícil pensar nesse tipo de amor puro e na fé nestes dias tumultuados que estamos habituados a viver. Numa sociedade onde o egocentrismo e o desamor fazem morada, se deparar com um livro assim tão pungente não deixa de ser um sopro de esperança. No fundo o livro traz uma mensagem de que, quando deixarmos de lado o egoísmo e passarmos a compreender, a dar atenção e carinho ao próximo bem como nos dedicarmos as pessoas, corações poderão ser concertados e o amor renascido.

"Como seres humanos, temos a esperança de ter uma série de coisas. Felicidade. Saúde. Emprego. Filhos. Um parceiro. A eternidade. À medida que madurecemos, começamos a reconhecer uma força misteriosa que é parte de cada um de nós, algo muito mais poderoso que nós mesmos."

Os leitores que buscam uma história de amor com humor e inteligência e adora fazer conjunturas sobre o que acontece a cada novo capítulo com certeza não irá se decepecionar com O Álbum.

Ju

Um realce mais que extraordinário para a diagramação, com imagens de cartões postais com poemas na abertura de cada capítulo. Simplesmente primoroso de ver e ler!

Esse post ta valendo pro Top Comentarista, participe!

Ju

Gosta de romance, o que achou da resenha? Comenta aí!

0 comentários :

Diga sua opinião, dê sugestões, critique com respeito, criatividade e construtividade! (: Espaço livre para vocês, meus caros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...