0

17 de agosto de 2015

{RESENHA} Dias Perfeitos - Raphael Montes

0
Ju

Boa tarde! Vamos de resenha? Suspense nacional e da editora Companhia das Letras, esse livro foi lançado em 2014, do autor Raphael Montes, que já ta lançando outro livro aí! Por Gabriel

Ju Ju

DIAS PERFEITOS

Editora: Companhia das Letras (ed. 1)

Páginas: 278

Lançamento (ano): Março – 2014

Adicione no Skoob! | Sobre o livro | Baixar trecho (PDF) | Booktrailer

Sinopse: Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional.

Ju

Sabe aquele cara ou aquela menina que impregna na sua matéria? Você fala que não está afim, mas essa pessoa continua insistindo. Essa estória fala exatamente sobre isso, só que nessa trama o cara que enche o saco e não quer largar o osso, Téo, é meio diferente da maioria dos caras.

Na primeira página do livro, pra um olhar mais atento, percebemos que Téo é um sociopata e/ou psicopata, se tiver diferença quero que os bichos da psicologia me expliquem! Pessoal, pra vocês terem uma noção a pessoa que ele mais ama é o cadáver de uma senhora com o qual ele faz aulas de anatomia. Aliás, ele é estudante de medicina.

Ju

Desprezando tudo e todos, em um belo dia ele conhece Clarice em um churrasco. Só em Clarice ter uma breve conversa com ele, Téo já se fissiona nela e começa a segui-la. Quando ele a corteja – gosto muito dessa palavra – ela não quer, e tenta ser educada, e ele insiste e ela perde a linha. Ao levar um toco Téo faz o impensável, sequestra a menina e a leva pra uma pousada onde ela disse que ia terminar seu roteiro, porque ela quer ser cineasta e está em pleno elaborar de um roteiro.

A trama acompanha as atrocidades que Téo faz com Clarice "por amor", porque não fica claro se ele a ama ou se é só fixação. É cada barbaridade que ele faz com ela, vocês tem que ler! O melhor do livro é entrar na mente de um doente, pra Téo todas as atrocidades que ele faz com Clarice são justificáveis, para o bem dela. O livro é cheio de mistério porque nunca saberemos o que Téo ou até mesmo Clarice irão fazer futuramente, só não é um livro com muita ação, mas é justificável porque é suspense, não ação. Gostei muito, Raphael Montes mostrou realmente ao que veio e é uma grande aposta pra mim na literatura brasileira.

Quase ia me esquecendo, o final é surpreendente, não é um daqueles finais onde coisas explodem e pessoas morrem, mas mesmo assim foi épico. Dei 4 estrelas porque achei que poderia ter um pouco mais de ação.

Gostou? Comente! Em breve sorteios no Facebook!

Ju

0 comentários :

Diga sua opinião, dê sugestões, critique com respeito, criatividade e construtividade! (: Espaço livre para vocês, meus caros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...