0

26 de julho de 2014

{HOMENAGEM} Morre O Cavaleiro do Sertão! Ariano Suassuna de Auto da Compadecida, 87 anos, de parada cardíaca. :( #RIP

0

large[1]Oi gente! Infelizmente venho com uma notícia bem triste, mas já repercutida na internet. Com atraso, mas sem falta!

Download-Auto-Da-Compadecida-Ariano-Suassuna-em-ePUB-mobi-e-PDF[1]O autor, conhecido principalmente pela sua obra O Auto da Compadecida, adaptada para o cinema com Selton Mello e Matheus Nachtergale, teve uma parada cardíaca em Recife, Pernambuco, onde morava. Paraibano, o autor era fã de futebol e muito religioso, inclusive tinha um pressentimento que se acabasse de escrever seu último livro, O Jumento Sedutor, morreria. Ariano fez até um pacto com Deus para levá-lo apenas quando acabasse a obra!

0,,11530831-EX,00[1]Na mesma semana, às 17h28m de quarta-feira, 23/07 aos 87 anos por conta de sua hipertensão intracraniana. Ele deixou sua mulher Zélia e 6 filhos. Já estava internado no Real Hospital Português desde segunda-feira, 21/07, depois de sofrer um AVC hemorrágico.

O autor passou por uma cirurgia de emergência, acabou entrando em coma e não resistiu. ;( Ele era integrante da Academia Brasileira de Letras e teve 6 filhos e 15 netos. Defensor da cultura popular brasileira, era um dos maiores dramaturgos do Brasil. Além disso tudo, escreveu poemas e romances. Vou contar um pouquinho da sua história, só por alto mesmo! (; No final deixo um link pra vocês que quiserem saber a fio tudo sobre ele, certo?

Velado na sede do governo do estado de Pernambuco, no Palácio do Campo das Princesas pouco antes das 23h de quarta, que contou com personalidades, famosos e até a presidente, Dilma Rousseff! Ariano foi enterrado na quinta-feira no Cemitério Morada da Paz, no município de Paulista, região metropolitana, pra quem quiser ir lá visitar, conhecer! (; Quem tiver a oportunidade, vá lá por mim, porque morro de medo de cemitério gente! D:

Nascido geminiano, no dia 16 de junho de 1927 em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, na capital da Paraíba, Ariano Vilar Suassuna era filho de João Suassuna, que era governador do estado na época. Com o fim do mandato, mudaram-se, toda a família é claro, para o interior em Taperoá. Com então 3 anos, o autor teve um fato trágico que mudou sua infância: seu pai fora assassinado na Revolução de 1930, numa rua do Rio de Janeiro. Mudou sua vida, né!

Herdando a biblioteca do pai, onde encontrou livros importantes para sua formação – essa é a melhor parte – , como: Os Sertões (Euclides da Cunha). Fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco em 1942 e logo depois encenou sua 1º peça: Uma Mulher Vestida de Sol. 9 anos depois, em 1947, levou aos palcos seu texto mais aclamado e conhecido, ganhando prêmios, adaptações para cinema, TV e teatro: Auto da Compadecida. Ah e também era idealizador do Movimento Armorial! Ufa! Gente, o cara não parava!  1ARIANO SUASSUNA[1]

O cara mitou! Simplesmente isso, sem mais. Num único livro conseguiu colocar tantos jargões, gírias nordestinas e frases de efeito que nunca mais esqueceu-se a história do João Grilo e Chicó no sertão antigo. Aliás, foi inspirado na literatura de cordel, como "O Dinheiro (ou O Testamento do Cachorro)" e "O Cavalo que Defecava Dinheiro", escritos por Leandro Gomes de Barros no início do século XX.

É realmente uma perda sem palavras. :/ Infelizmente estamos perdendo muitos mestres da literatura no Brasil. Quem quiser ver e saber mais sobre sua vida, completa, aqui óh!

Pra quem tem interesse ou procura os livros, aqui vai toda sua obra, em ordem de lançamento/publicação pra vocês: *-* De nada!

Uma mulher vestida de Sol, (1947);

Cantam as harpas de Sião ou O desertor de Princesa, (1948);

Os homens de barro, (1949);

Auto de João da Cruz, (1950);

Torturas de um coração, (1951);

O arco desolado, (1952);

O castigo da soberba, (1953);

O Rico Avarento, (1954);

Auto da Compadecida, (1955);

O casamento suspeitoso, (1957);

O santo e a porca, (1957);

O homem da vaca e o poder da fortuna, (1958);

A pena e a lei, (1959);

Farsa da boa preguiça, (1960);

A Caseira e a Catarina, (1962);

As conchambranças de Quaderna, (1987);

Fernando e Isaura, (1956) "inédito até 1994".

Romances:

A História de amor de Fernando e Isaura, (1956);

O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, (1971);

História d'O Rei Degolado nas caatingas do sertão /Ao sol da Onça Caetana, (1976)

Poesias:

O pasto incendiado, (1945-1970);

Ode, (1955);

Sonetos com mote alheio, (1980);

Sonetos de Albano Cervonegro, (1985);

Poemas (antologia), (1999).

o auto da compadecida[1]O presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, determinou luto de 3 dias e disse:

“No espaço de um mês, é o terceiro grande acadêmico que parte. Estendemos à família de Ariano nossos profundos sentimentos de pesar. E à multidão de seus amigos, leitores e admiradores no Brasil e no mundo, nossa solidariedade pela imensa perda.[…]’’

Também deu a palavra a atriz Fernanda Montenegro: Veja matéria no O Globo!

‘Ele vai seguindo Ubaldo e Rubem Alves. Quem vai substituir essas pessoas?’

Fiquei – e a equipe também – super triste com a notícia e quis deixar um post aqui no blog pros leitores dele!

PS: A editora José Olympio irá lançar o seu último livro, que o autor planejava para 2014 ainda, com uma grande divulgação, viajando o país! :/ Putz, perdi! Queria ter conhecido.

Bom, o filme foi em 2000 e abaixo eu vou colocar o trailer pra quem ainda não viu – o que eu acho impossível neste país! – mas aí vai:

(BR, 2000, 104 minutos). Com Matheus Nachtergaele (João Grilo), Selton Mello (Chicó) e Fernanda Montenegro (Compadecida) Veja aqui caso não abra!

Enfim, eu fiz uma pesquisa imensa pra postar aqui, e espero que tenham gostado dessa homenagem ao autor – cujo filme/livro eu AMO – e comentem assim que lido, ta?!

RIP*: Rest in peace – descanse em paz, em inglês. Sigla usada para quem morre, para desejar pêsames e para luto também. Quem não sabia, agora sabe! (;

assjud2

0 comentários :

Diga sua opinião, dê sugestões, critique com respeito, criatividade e construtividade! (: Espaço livre para vocês, meus caros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...