0

24 de maio de 2014

[RESENHA] Em Busca de Um Final Feliz –Katherine Boo

0

ebduff1Vamos voltar às nossas resenhas com essa história da nossa parceira, Editora Novo Conceito, resenhada por GABRIEL D. (;

EM BUSCA DE UM FINAL FELIZ 02.indd5 estrelas 5 starsEM BUSCA DE UM FINAL FELIZ

Original: Behind the Beautiful Forevers

Editora: Novo Conceito (edição. 1)  [parceira]

Páginas: 288

Lançamento (ano): março -2013

Perfil no Skoob | Página do livro | Leia trecho! | Mais+

Review : Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia.

A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “;o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”;. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).
O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção.

RESENHABARRINHA

Bom, pode parecer estranho, mas Em Busca De Um Final Feliz me trouxe a distante lembrança de mim quando criança orando à noite, pedindo pra Deus abençoar as crianças necessitadas de todo o mundo,e isso atribui-se ao fato de por intermédio do livro entender o porquê das crianças do resto do mundo (principalmente da Índia) precisarem de tanta oração. Vamos entender melhor o porquê de tudo isso!

Paralelo a uma Índia cada vez mais globalizada e crescente economicamente, existem pessoas que sofrem com a pobreza e desigualdades sociais. Até aí esse livro tem tudo pra ser mais um clichê chato e sem graça, – eu achei que seria – mas me surpreendi.

Katherine1_20120203_[1]Trazendo o cotidiano de uma favela (annawandi), que fica ao lado de um aeroporto de luxo, e com isso as histórias verídicas e surpreendentes de um povo que sofre com tudo o que a mídia não mostra; corrupção, fome, pobreza, desigualdades e falta de infraestrutura; são apenas diferentes aspectos da vida de pessoas que buscam vorazmente conseguir sua subsistência em um mundo cada vez mais desigual e competitivo.

O foco principal dessa história é a família Husain, onde Abdul-um, adolescente que só pensa em trabalhar, é o pilar de sua família, não tendo tempo de se preocupar com garotas nem festas nem nada que remete a vida de um adolescente comum. Seu foco principal é separar o lixo pra vender e sustentar sua família. Mas a narrativa não se prende só a família Husain não, existem vários outros personagens que tem aspectos e vidas tão marcantes/singulares que vocês irão pensar que não são verídicos. Como Fátima, vulga ‘Perna Só’,uma pessoa que nasceu mulher (coisa que é uma desgraça na Índia), pobre e com uma perna atrofiada. Para compensar essas desventuras em série que Fátima chama de vida ela mantém relações sexuais com vários amantes pra se sentir desejada e "normal". Mas o livro não trás só desgraças,você vai rir com certas histórias das vidas dos anawandianos!

Resumindo tudo: virei fã incondicional de Katherine Boo e espero que minha resenha tenha sido o bastante pra descrever esse magnífico livro! Um dia LEIAM, pois essa história vai abrir seus olhos e fazer você se atentar a um mundo onde valores são invertidos, onde a desigualdade é a lei que reina, e onde, mesmo com tudo isso, eles agradecem o que tem e o valorizam. Aprendam com eles, essa é a lição.

Ah! A arte da capa retrata perfeitamente o que é abordado, além de ser chamativa. (;

357.jpg.235x235_q85_crop[1]SOBRE A AUTORA_

Katherine Boo é redatora do The New Yorker, foi editora do The Washington Monthly e, por quase uma década, repórter e editora no The Washington Post, mas aprendeu a fazer reportagens no Washington City Paper.

Passou os últimos 20 anos fazendo reportagens dentro de comunidades pobres, observando como as sociedades distribuem oportunidades e como os indivíduos escapam da pobreza. Já foi premiada pela MacArthur Foundation, recebeu o National Magazine Award for Feature Writing e ganhou o Pullitzer Prize para Serviços Públicos. Este é seu primeiro livro.

gabrieldassE aí, o que vocês acharam? Já leram? Smiley mostrando a língua 

0 comentários :

Diga sua opinião, dê sugestões, critique com respeito, criatividade e construtividade! (: Espaço livre para vocês, meus caros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...