0

20 de dezembro de 2012

Era uma Vez Minha Primeira Vez – Thalita Rebouças

0

RESENHASAcabei de terminá-lo e acredito que, assim que terminado um livro, tem de fazer a resenha em seguida. Está tudo fresco na cabeça ainda (:

Amei do início ao fim! Da linguagem descontraída às personagens diferentes e aos seus casos amorosos.

O livro é um conselho, eu diria, de pessoas que já foram adolescentes falando sobre sexo. Sem tabu, sem preconceitos, sem receio e mente fechada, o tema aborda sexo de uma maneira que qualquer menina deveria ler antes da primeira vez.

Mas vamos lá! Lançado em 2011, e como eu mostrei aqui pra vocês, relançado na Bienal de Fortaleza, em que a linda Thalita autografou pra mim, eu devo confessar que até demorei um pouco para ler por causa do tempo.

Então, como nunca fiz ficha dele aqui, vou começar pela ficha e em seguida o que achei de Era uma vez:

capa era uma vez primeira vez.inddERA UMA VEZ MINHA PRIMEIRA VEZ

Editora: Rocco Jovens Leitores (ed. 1) 5estrelas%252525255B1%252525255D_thumb%25255B2%25255D%25255B1%25255D[1]

Páginas: 166

Lançamento(ano): 2011

Perfil no Skoob

Review: Coração acelerado, pernas bambas, arrepio na nuca e um friozinho na barriga. Medo? Sim. E também excitação, sonhos, dúvidas, inseguranças e todas as "noias" que as meninas sentem diante da tão esperada e, por que não, idealizada, primeira experiência sexual. São essas angústias e alegrias, contadas de forma leve e bem-humorada, que Thalita Rebouças apresenta em "Era uma vez minha primeira vez", a escritora usa toda a sua sensibilidade e bom humor para falar de um tema que ainda gera muita ansiedade e polêmica entre as garotas. Na linguagem típica das adolescentes, a experiente autora no universo teen conta como seis amigas inseparáveis - Teresa, Clara, Tuca, Fernanda, Patty e Joana -, todas entre 15 e 19 anos, enfrentam o antes, o durante e o depois de um dos momentos mais importantes na vida das mulheres. Mas não espere um manual com dicas sobre sexo, virgindade, gravidez e temas afins. O livro reflete as emoções, os sentimentos, medos e anseios das personagens em diversas situações com as quais as leitoras de Thalita certamente irão se identificar.

Minha opinião é…

Desde o começo, já percebemos que a temática, o assunto abordado é a primeira vez das meninas. A tão falada virgindade vira o assunto principal.

A história começa com um encontro entre 6 amigas, todas de infância numa festa de criança. Um lugar nada haver para se começar um assunto desses, mas é o que vem à tona depois de ambas começarem a lembrar dos tempos de adolescência.

Cada personagem é um capítulo e um mundo, uma história nova! Eu adorei isso, essa forma diferente de leitura porque, não cai no tédio e sempre inova a cada página.

O segundo capítulo começa com Teresa, a pegadora do grupo e mais simpática em matéria de meninos. Ela se encontra com O cara, depois de anos sem ver-lo por causa de um intercâmbio que ele fez. A mãe dela era amiga da mãe dele e os dois se detestavam! Até que… Gaspar volta dos estudos totalmente mudado. Ela logo se apaixona por ele e ambos ficam durante um passeio, uma tour pela cidade do Rio de Janeiro, que é o ambiente da história de todo o livro. Mas precisamente na Barra da Tijuca. Acompanhamos o sofrimento pelo primeiro amor, brigas, confusões e traições. Vemos como uma menina desapegada se apaixona pela primeira vez, até perder a virgindade.

Um lugar lindo, tudo lindo para a história de Clara, a personagem do terceiro capítulo. Clara é gordinha, mas feliz. Namora um músico lindo e era a mais engraçada e extrovertida do grupo. Mas nem tudo são flores quando se é adolescente…

Ela sofre para tentar emagrecer e acaba desistindo, e vemos sua luta para ser aceita mesmo com suas formas diferente das amigas. Seu namorado, Cabelo, a apoia e aceita do jeito que ela é, mas instigada pelo proibido, ela consegue um minuto à sós com ele e os dois ficam. Durante um fim de semana, com a Teresa e sua família, Clara acaba cedendo ao desejo e à pressa, não ligando para o resto.

Aí passa para Tuca, de 18 anos, que é a mais magra e linda do grupo. Modelo por diversão, ela namora um modelo que acaba a levando para o meio e na sua primeira vez, descobre que ele tem fixação por espelhos. Sem relaxar, Tuca tem uma péssima experiência. Depois dela vem Fernanda, Patty e Joana.

A que eu mais gostei? Fiquei entre Fernanda e Clara. (:

Uma ótima dica para quem está nesta fase de indecisões, um belo exemplo para as mães e pais lerem e, apesar do fim meio sem graça, que acaba com a última história, o livro vale à pena!

Só acho que não tem muito haver comigo, já que não me identifiquei com nenhuma completamente. Em partes, sim, quase todas. Aliás, o fim deveria ter sido a continuação do primeiro capítulo. As amigas velhas, casadas, falando do passado.

Espero sua opinião, sua visão do livro, caso já tenha lido ou o que achou da resenha! (: Sua opinião vale muito!

XOXO**

0 comentários :

Diga sua opinião, dê sugestões, critique com respeito, criatividade e construtividade! (: Espaço livre para vocês, meus caros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...